CURIOSIDADE SOBRE CASAMENTO

Chá de cozinha: Era uma vez um pobre moleiro holandês que ficou apaixonado por uma rica donzela. O pai da virgem desaprovou o casamento e recusou-se a financiar a união dos dois. Os amigos do moleiro, numa atitude de carinho e amizade, juntaram-se e ofereceram a eles alguns dos itens que ajudariam a mobiliar a casa. Assim, há muitos séculos atrás, nasceu o chá de cozinha.
Casamento: A cerimônia de casamento nasceu na Roma antiga. Todo esse ritual da noiva se vestir especialmente para a cerimônia, veio de lá e virou uma tradição. Foi em Roma ainda que aconteceram as primeiras uniões de direito e a liberdade da mulher casar por sua livre vontade.
Mês: Um ditado japonês ensina que as noivas devem se casar em junho (june bridal) para que a união perdure por muitos anos. No Brasil, o mês preferido é maio, provavelmente, pela referência de Maya, Maria, mãe.
O noivo: Não pode ver a noiva vestida para a cerimônia antes do casamento É uma tradição milenar praticada por quase todos os povos. Em alguns países árabes, o casamento (especialmente dos muçulmanos), ainda hoje é celebrado entre o pretendente e o pai da noiva (esta aguarda em outra sala). Somente depois de o casamento ser celebrado pelos homens, a noiva se encontra com o futuro marido.
Vestido de noiva: A cor branca do vestido de noiva só foi popularizado no século XVII, no casamento da rainha Vitória. Ela lançou a moda que permanece até os dias atuais. Antes disso, especialmente na Idade Média, não havia cor específica para a cerimônia; a cor mais usada era o vermelho. O branco acabou sendo o preferido, por simbolizar a castidade e a pureza. Na Grécia e em Roma, existem relatos de que as pessoas usavam roupas brancas em celebrações importantes, como o nascimento e o casamento.
Grinalda: A grinalda faz com que a noiva se pareça com uma rainha, diferenciando-a dos convidados. Quanto maior a grinalda, maior é o símbolo de status e riqueza.
Véu Hijab (véu), quer dizer, em árabe, "o que separa duas coisas". O véu da noiva significa separar-se da vida de solteira, para entrar em uma nova vida; a de esposa.
Peça azul: Outra tradição comum é a noiva usar uma peça azul para "cortar a inveja" das moças solteiras. Recomenda-se também "usar o véu, uma joia e até mesmo o vestido" de uma esposa que foi bem-sucedida em seu casamento (avó, mãe etc.).
Buquês: Os primeiros buquês de noivas incluíam não apenas flores, mas também ervas e temperos. Os mais populares, geralmente com cheiro mais forte, como os alhos, eram usados para espantar os maus espíritos. As flores tinham, cada uma, seu significado: hera representava fidelidade; lírio a pureza; rosas vermelhas o amor; violetas a modéstia; não-te-esqueças-de-mim era o símbolo de amor verdadeiro; flores de laranja davam fertilidade e alegria ao casal.
Caminho com flores: Acredita-se que flores trazem sorte à vida do casal. Assim, devem ser jogadas pétalas no caminho que leva a noiva ao futuro marido. Isso faz com que boa sorte e carinho não faltem ao casal.
Noiva do lado esquerdo do noivo: Durante a celebração do casamento, a noiva se posiciona no lado esquerdo do noivo. É uma tradição que remonta à Idade Média: se algum homem tentasse "roubar" a futura esposa do noivo, este a defenderia com a espada usando o braço direito para o combate. Segundo a superstição, quando a noiva fica no lado esquerdo, também significaria afastar o risco da infidelidade.
Aliança: O ritual da troca de aliança sela um vinculo de compromisso, seu formato em círculo, segundo egípcios era para definir um amor infinito, sem fim, e é colocado no dedo anular da mão esquerda porque se acreditava que ali havia uma veia ligada direta ao coração.
Chuva de arroz: Na China Antiga, a mais de 2000 anos antes de Cristo, o arroz já era tido como símbolo de fartura. O hábito de atirar alguns grãos de arroz sobre os noivos, após a cerimônia nupcial, data da Antigüidade. A tradição teve origem na China, onde um Mandarim poderoso quis dar prova de vida farta, e fez com que o casamento de sua filha se realizasse sob uma "chuva" de arroz.
Latinhas amarradas atrás do carro dos noivos: Diz a tradição que, para afastar os maus espíritos, canecos e outros utensílios de metal eram amarrados à carruagem ou montaria nupcial, foram esses objetos que originaram a tradição de pendurar latas no carro dos noivos.
Na festa ou banquete: O fato de os noivos chegarem antes ou depois dos convidados não é considerado um detalhe importante. O importante é que haja alguém da família para recepcionar as pessoas que forem chegando. Dentro do salão, as mesas devem estar dispostas de forma circular, para facilitar o fluxo dos recém-casados entre elas. Os pais devem se sentar em mesas próximas à destinada ao novo casal.
Bem casado: O bem casado representa duas partes que se unem e são seladas pela cumplicidade e respeito mútuo. Para se ter muita sorte nesta união, deverá ser distribuído um bem casado a cada convidado. Diz a lenda, que todo aquele que saborear um bem casado, estará sendo abençoado com a mesma sorte e felicidade. Basta fazer um pedido antes de dar a primeira mordida.
Noivo carregar a noiva no colo: Este costume é oriental. Acredita-se que os gênios ruins (que atacam apenas as mulheres) ficam a espera da noiva na porta do quarto nupcial. O marido protege a esposa carregando-a, para evitar que ela "pise" em algo ruim.
Lua-de-mel: A Lua-de-mel tem origem no povo germânico, pois era costume se casar na Lua Nova. Na cerimônia, os noivos bebiam uma mistura de água com mel para proporcionar boa sorte. O costume também poderia ter nascido em Roma: os convidados pingavam gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos para que estes tivessem uma "vida doce". Os judeus acreditam que casar na Lua Crescente é prenúncio de felicidade.
Proclamas:
Depois de providenciar os papéis, é necessário esperar por 15 dias. Este é o chamado "período dos proclamas", estipulado por lei, para averiguação de possíveis impedimentos ao casamento.
(Texto extraído do site do “Fama Festa Buffet”)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica da Taça de Vinho

OITO PRINCIPIOS PARA UM CASAMENTO FELIZ!